terça-feira, 28 de junho de 2011

O amor fraterno é para sempre

Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. Provérbios 17:17

Meu irmão era amado por muitos. Contudo, ele foi assassinado por um fanático da política do interior, em 1976, após seu partido ter vencido a eleição.

Recentemente descobri que uma senhora o amava tanto que mudou do local. Ela o considerava como a um filho. A filha dessa senhora, que me contou a história de sua mãe, estava chorando. Ela disse que também amava, e ama, a família do meu irmão.

Meu pai tinha muitos amigos que o amavam. Ele sempre agiu como pacificador, embora fosse muito corajoso. Os amigos que ele reencontrou na velhice deram-lhe o apoio que dariam a um irmão querido.

Eu também tenho amigos que já fizeram mais por mim do que alguns dos meus irmãos fariam. E pude fazer para alguns deles o que os seus próprios irmãos não fizeram, mesmo podendo.

Sou obrigado a concluir, de acordo com a minha experiência, que o amor fraternal é mais importante do que a paixão. Mesmo entre casais, a paixão passa. Mas o casamento pode continuar sem transtornos se o amor fraternal se instala.

Amo minha mulher nos dois sentidos: carnal e espiritual. Mas vejo que só o amor espiritual pode nos unir realmente. Mas esse mesmo amor, sem nenhuma necessidade de contra-partida, tenho-o por alguns poucos amigos e amigas.

O amor de Cristo é do tipo fraternal. Ele acolhe sem restrições. Ele não é compatível com nenhum tipo de barganha. Nem mesmo dízimos, ofertas e sacrifícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário