quinta-feira, 23 de junho de 2011

O amor ainda é o melhor investimento

Eu estava desiludido. Investira tudo no amor, mas o objeto do meu amor fez outro investimento, tirando-me do seu coração sem aviso prévio.

Ao invés de mudar o foco do meu investimento, pedi a Deus que me enviasse a mulher certa. Não queria que ela fosse excessivamente bonita, nem rica, nem muito intelectualizada. Eu precisava de uma pessoa normal, porém sedenta do meu amor.

E Deus me enviou a Márcia. Pude, pela primeira vez, amar e sentir-me amado. Ela tinha foco total em mim. E eu tinha foco total nela. Tivemos um filho e uma filha maravilhosos. Espero que tenhamos dado bons exemplos para ambos.

Num certo momento, minha paixão pela Márcia pareceu apagar. Então, lembrei-me de que já fora vítima de um amor não correspondido. Investi nela, cumprindo os compromissos assumidos na igreja. Com a firme decisão de amá-la, tudo mudou.

Quanto mais avançamos em idade, mais nos amamos. Estamos namorando novamente. Tudo está muito melhor do que jamais foi. Eu a amo cada vez mais. Cada vez mais ela demonstra que me ama. O investimento feito está dando alto retorno em felicidade.

Não digo que o meu primeiro amor tenha errado ao redirecionar o seu investimento. Eu estava apaixonado, mas não fazia qualquer esforço para entrar na competição pelo seu amor. Ela era muito cortejada, e, talvez, gostasse da experiência de ter muitos olhares sobre si. Em última análise, ela não me amava. Eu a perdoo.

Ao mesmo tempo, aconselho-a a restaurar sua confiança no amor. Seu marido deve ser seu único foco. Sugiro-lhe que, se julgar que precisa de ajuda, leia o livro A Arte de Amar, de Erich Fromm. O autor defende que o amor exige treino, e eu concordo com ele.

Se o amor entre casais é tão importante, e pode dar tão alto retorno, como ocorreu comigo, imaginem o retorno do amor a Deus. Este é, em última instância, o mais importante e definitivo investimento de pessoas ajuizadas.

Um comentário:

  1. Como disse o apóstolo Paulo, de nada adianta fazer um monte de coisas se não tiver amor...
    e também não adianta ter um monte de coisas e não poder experimentar o verdadeiro amor...

    ResponderExcluir