quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Convivendo com as passagens difíceis da Bíblia

Muitos teólogos inteligentes, alguns deles muito piedosos, perderam-se ao vasculhar demais algumas passagens difíceis da Bíblia. Coloco o assunto em pauta não para criar mais confusão, mas para enfatizar que a ninguém é lícito criar dúvidas nas pessoas humildes que depositam sua esperança no Deus da Biblia.

Em todos os casos em que há possibilidade de divergências sérias, julgo que a melhor solução é suspender o julgamento sobre o tema. O caso da predestinação, por exemplo, é fonte de confusão. Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino deixaram uma firme doutrina a respeito que, sabiamente, foi deixada de lado pela Igreja Católica na formulação de sua doutrina oficial.

João Calvino foi acusado de ressaltar esse tipo de tema, apesar de ter avisado sobre o perigo de se deter sobre ele. Aquino sugeriu que o assunto não deveria ser exposto àqueles que não estivessem à altura de compreendê-lo. E isso foi ressaltado, igualmente, por Lutero. Enfim, os três teólgos, apesar de estarem em oposição quanto a vários outros temas, estavam de acordo quanto à necessidade de se tomar cuidado com o potencial destrutitivo de uma discussão sobre a predestinação.

Suspendamos, pois, o julgamento sobre todos os temas que têm sido motivos de dissenso ao longo dos séculos. Contudo, estudemos silenciosamente tais temas. Pode ser que o Espírito Santo nos ilumine sobre o seu significado, ainda que isso valha só para nós.

Porém, se julgarmos ter sido agraciados com alguma iluminação, cuidemos para não ensinar nossa convicção como se fosse uma doutrina. Quem faz isso é falso profeta, e eles estão por ai em profusão. Eles dizem fazer milagres, e até ser contra a religião, mas seus frutos demonstram que estão interessados mesmo é no dinheiro de ovelhas de intelecto fraco.

Vivamos, pois, a verdade simples. Ela não é fácil de praticar, mas torna-se ainda mais difícil quando acrescida de dúvidas sobre temas espinhosos. Não acrescentemos mais dificuldades tentando remoer as passagens difíceis da Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário