sábado, 25 de setembro de 2010

Eu não sei

As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. (Deuteronômio 29:29)

Deus revelou-se ao homem de várias formas: 1) via natureza; 2) via livros sagrados; 3) via razão.

Deu ao homem a fé para buscá-Lo, e a razão como instrumento dessa busca. Ao encontrá-Lo, a fé e o conhecimento se unificam.

Entretanto, o homem, ao pesquisar, não se contenta com a verdade revelada confirmada por sua razão espiritual. Ele quer ir muito além e, por orgulho, alega saber o que não sabe.

Ao afirmar saber o que não sabe, ele se desmoraliza e desmoraliza o sistema sob o qual emite seu ponto de visto, seja a religião, a filosofia ou a ciência.

Eu não sei. Eis a primeira regra de quem busca o conhecimento. Mas, o que sei, pratico-o. Eis a primeira regra do religioso cristão. Mas, quando souber, aceitarei a verdade. Eis a primeira regra de quem se diz amigo do conhecimento e da sabedoria.

Eu não sei. Mas parto do axioma que se instalou em meu coração e em minha mente. Este é o ponto de partida de qualquer buscador da verdade, em qualquer área da atividade humana.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32)

Nenhum comentário:

Postar um comentário