terça-feira, 19 de julho de 2011

Domínio próprio

a Bíblia diz que está ao nosso alcance

Em Gênesis 4:7, Deus afirma que Caim tinha a possibilidade de dominar o seu desejo de matar Abel, chamando-o para a difícil tarefa de travar a luta pelo domínio próprio. Tiago ressaltou que a carne é fraca, e que é preciso dominá-la. A receita de Tiago está naquela linha do domínio próprio que está à altura da dignidade do homem que adota Cristo como seu modelo de vida.

O apóstolo Paulo viveu a experiência da luta entre carne e espírito. Ao mesmo tempo, reconheceu que essa luta é necessária e, se vencida, gera alegria indizível. Contudo, ele alertou que não basta contar com a própria vontade para vencer as tentações. Paulo, escolhido por Deus, é um bom exemplo do sofrimento que nos espera, mesmo quando somos usados para anunciar o Evangelho. Ao mesmo tempo, ele é um bom exemplo para ilustrar as recompensas da luta insana contra as tentações da carne.

Eu acredito que, conforme nos foi dito na Bíblia, o homem deve buscar o domínio próprio. Mas, essa talvez seja a luta mais terrível a que o ser humano tem de se submeter. Mais terrível do que qualquer guerra de extermínio. A própria realidade, conforme alertou Sigmund Freud - um ateu - exige que se avance quanto ao domínio próprio ou que se sucumba às leis imparciais da natureza. Portanto, não há alternativa à luta, seja para o ateu, seja para o crente. Mas o crente está em vantagem, pois pode pedir socorro a Cristo, enquanto o ateu só conta com as forças que Deus já lhe imprimiu pela Graça Comum.

Popularmente diz-se que a carne é fraca e o amor é cego. Com isso, busca-se justificar os atos humanos contrários ao interesse do espírito imortal. E há que se considerar que muitas pessoas não têm força suficiente para enfrentar a luta decorrente, a não ser que busquem o apoio de Deus. Conforme nos alerta a Bíblia, em várias passagens, mesmo os escolhidos não conseguiram vencer a luta sem uma porção extra de ajuda.

Davi, embora fosse um homem segundo o coração de Deus, cedeu à pressão da carne. Salomão, embora tenha recebido a sabedoria que pediu a Deus, e a riqueza que não pediu, também cedeu. O rei Manassés fez pior do que todos juntos. Ele queimou os próprios filhos como sacrifício a outro deus, além de ter mandado serrar os profetas do Deus de Israel. Contudo, todos esses pecadores, quando arrependidos, foram perdoados pelo Deus da Graça.

Assim, acredito que o dominio próprio, em sentido pleno, dificilmente será atingido. Contudo, os que se submeterem às provas com intenção pura, ainda que pequem, serão perdoados. Ao final, alcançarão a paz que só pode ser alcançada mediante a humilhação perante o Deus da Graça. Então, o espírito reinará absoluto sobre a carne, tornando-a sua serva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário