domingo, 29 de agosto de 2010

O cristão com foco no amor

Deuteronômio 29:29: "As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei."

Há cristãos que estão perdidos pelo fato de não se focarem no essencial que lhes foi apontado por Cristo: o amor. Eles querem compreender todos os mistérios e, enquanto procuram compreensão intelectual, perdem-se em análises de temas secundários ou essenciais, mas que estão fora do alcance de sua limitada razão. Eles não prestam atenção em Deuteronômio 29:29.

Contudo, os que colocam o seu foco no amor, sem prejuízo de buscar sempre o conhecimeto, vivem sua fé na prática. Eles são exemplos, históricos ou atuais, de que o Evangelho não é apenas uma fantasia de alienados medrosos e desesperados. Primeiramente, produzem os frutos de sua fé para alimentar pais, irmãos e amigos.

Com o crescimento de sua maturidade, ampliam o conceito de próximo, descobrindo que toda a Humanidade se encontra em cada pessoa que necessita de ajuda e está ao alcance da ação. Às vezes eles ajudam com palavras, e isso pode ser mais do que suficiente em alguns casos. Mas não se limitam a palavras. Eles agem pela compreensão das condições da existência humana.

O cristão com foco no amor aprendeu que sua principal ajuda consiste em fazer com que o próximo se torne autossustentável. Isso levando-se em conta que deve dominar os seus desejos, pois estes não têm fim. Ele sabe que pode ajudar alguém ensinando-lhe a gastar menos do que ganha; porém, sem ignorar o príncipio da economia de que às vezes é preciso tomar emprestado - predispondo-se a pagar juros -, para se construir a prosperidade futura.

O foco no amor não significa que se deva ser bonzinho. Às vezes é preciso fazer aquilo que o dependente julga ser uma injustiça ou castigo desnecessário. Negar-lhe a satisfação de um desejo, embora possa ser tido por ato mesquinho, pode significar um ato de amor. Na infância, até mesmo um castigo físico leve pode significar um ato de amor. Mas, o principal fruto do amor é a alegria, e esta deve ser buscada sempre.

O verdadeiro alvo do cristão consiste em conquistar liberdade para amar e, assim, viver uma vida agradável a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário