sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Minha Confissão de Fé


O título desta postagem deveria ser A Confissão de Fé de Jesus Cristo. Eu dei-lhe o título de Minha Confissão de Fé apenas para ressaltar que faço minha a Confissão de Fé de Jesus Cristo.

As confissões de fé existem em profusão.  Algumas são contraditórias entre si, em alguns pontos,  e alimentaram guerras religiosas. Então, minha consciência obrigou-me a um posicionamento definitivo, e eu optei por fazer minha a Confissão de Fé de Jesus Cristo.

Artigo 1º
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
Marcos 12:30-31 

Artigo 2º
Revogam-se as disposições em contrário.

Contudo, devo explicar um pouco mais a minha posição. O homem, sendo falível por natureza, embora perfectível em Cristo, busca a Deus de acordo com suas condições de existência. E não poderia ser diferente, pois ele parte de uma condição de absoluta ignorância ao nascer, e toda a sua formação inicial depende do meio que o educa.

Tendo oportunidade, ele pode questionar o que aprendeu, e buscar respostas melhores para si. Enquanto o fizer de boa fé, acredito que ele não pode ser considerado culpado por não encontrar a verdade, a menos que a verdade, no caso a Verdade, que é Cristo, se revele a ele pessoalmente. E, mesmo assim, ele pode ser confundido por anjos maus que se apresentam como anjos de luz.

Então, só me resta crer, usando o meu raciocínio, que, diante de Deus, o homem é como uma criança. E uma criança não pode ser culpada de sua ignorância; nem da educação que recebeu e que internalizou. Portanto, qualquer um que buscar a Deus com boa intenção, qualquer que seja a Confissão de Fé que foi levado a adotar, será aceito pelo Altíssimo e, se necessário, educado para corrigir-se quando Ele julgar conveniente.

Sob esta perspectiva, todas as  Confissões de Fé são válidas, desde que não atendam a políticas intencionais de má fé. E, mesmo que elas tenham sido elaboradas de má fé, as crianças que as seguem com a firme intenção de buscar a Deus serão aceitas por Ele. Porém, julgo que cada um, no uso de sua consciência, está livre para escolher uma Confissão de Fé que esteja de acordo com a sua maturidade.

Em decorrência do que foi dito anteriormente, pode-se concluir que, embora a Igreja Perfeita só exista no Céu, é lícito a cada um  procurar uma igreja aqui na Terra que esteja de acordo com a sua maturidade, ou consciência, esta passível de mudança pela educação. Nada melhor do que isso o homem pode fazer, a não ser que Deus aja diretamente sobre a sua consciência para corrigi-la.    



Nenhum comentário:

Postar um comentário