terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O evangelho dos lobos e charlatães

Uns, pois, clamavam de uma maneira, outros de outra, porque o ajuntamento era confuso; e os mais deles não sabiam por que causa se tinham ajuntado. Atos 19:32

Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene. Isaías 1:13

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Mateus 7:15

Deus não é fonte de confusão, mas alguns dos seus supostos representantes na Terra O desmoralizam a esse respeito. E isso pode dar-se por ignorância ou por má fé. Resumindo numa só algumas das mensagens que já ouvi de vários pregadores, de vários seguimentos cristãos, o resultado seria mais ou menos o caos que vem a seguir. Avaliei o campo cristão, não uma denominação em particular. Ajustei os discursos com minhas próprias palavras, portanto, eles passam a representar apenas uma ficção, cuja equivalência com a realidade poderá ser avaliada apenas de acordo com a experiência de cada leitor. Seguem alguns discursos típicos.

Discurso 1: "Você, meu irmão, não pode fazer nada pela sua salvação, pois ela tem seu início e finalização exclusivamente em Deus. Porém, esse processo tem alguns passos muito bem definidos, sendo que o último deles consiste no arrependimento. Contudo, quanto a isso fica uma pequena dúvida. Há quem diga que o arrependimento é precedido pela regeneração, esta vindo antes da fé. Há quem diga que a fé vem em primeiro lugar. Estou pensando em fazer um doutorado para esclarecer a dúvida. Quando eu a tiver esclarecido, voltarei ao tema, talvez daqui a uns quatro ou cinco anos. Mas, de uma coisa eu sei, e nem preciso estudar mais para afirmar: não há nada que você possa fazer pela sua salvação. Tudo já está decidido; mas, você é completamente responsável pelo que já está decidido."

Discurso 2: "Ah, meu querido irmão. Você precisa adquirir fé, pois sem fé ninguém pode ser salvo. Entretanto, saiba que a fé é dom de Deus. Se Ele não lha deu, é porque você não a merece. Meu irmão, quando Deus elege uma ovelha para o Céu, ela irá para lá, tenha ela fé ou não, faça obras ou não. Contudo, a fé vem pelo ouvir. Então, se você não ouvir, já está condenado. Mas você não pode ouvir a mensagem em qualquer lugar. Escolha alguma igreja que seja genuinamente cristã, desde que não sejam tais e tais. Por outro lado, mesmo aquelas que eu gostaria de lhe indicar já estão irremediavelmente contaminadas pelo inimigo, pois elas não reconhecem esta igreja na qual sirvo como Ministro de Deus, como sendo cristã. Satanás tomou posse de tudo, meu irmão!"

Discurso 3: "Meu irmão, Deus odeia pecadores, e exige que você seja tão perfeito quanto Ele. Mas, obviamente, isso não é possível, pois Ele é perfeito ao infinito, enquanto você é finito e, por definição, infinitamente imperfeito em relação a Ele. Arrepanda-se pois, meu irmão, e faça as obras da fé. Mas saiba que a salvação só depende da Graça, e esta, como você sabe, não é de graça, pois depende que você invista em si mesmo e desenvolva sua salvação diariamente, embora nenhuma obra que você faça seja contabilizada a seu favor. Trabalhe duro, meu irmão, mas não espere retorno, nem mesmo a esperança de ir para o Céu por causa do seu esforço."

Discurso 4: "Meu irmão, faça os sacrifícios que eu lhe estou prescrevendo. Deus, certamente, o aceitará. Ele não pode negar a si mesmo, portanto, não pode deixar de atender os sacrifícios que Ele mesmo instituiu, neste caso, por meu intermédio. Venda tudo que tem, dê-me todo o dinheiro apurado e siga-me. Eu investirei o seu sacrifício no crescimento do Reino de Deus, e Deus, que tudo vê, lhe dará a recompensa. Mas, se por acaso, depois de muito persistir, não receber o que pediu, isso é sinal de que você não tem fé. Então, pode deixar a minha igreja, pois ela só aceita pessoas de fé. Não estamos aqui para perder tempo."

Discurso 5: "Meu irmão, você nem precisa ter fé, como disseram aqueles lobos vorazes daquele ministério que você sabe qual é. Eu tenho fé suficiente por você, e montei uma equipe que tem fé para todo mundo. Venha e veja quantos milagres Deus tem feito por meu intermédio, poder que foi retransmitido aos meus auxiliares que estão nas minhas franquias, as quais pretendo espalhar por todo o mundo, se Deus quiser, é claro. Sua salvação neste ministério que Deus me deu é segura. Mas você precisa demonstrar a sua confiança repassando-me uns ridículos 30% dos seus rendimentos deste mês. Só isso. Os 70% restantes podem ficar com você, apesar de tudo ser de Deus. Veja como sou razoável! Veja os milagres que estão acontecendo por aqui e tenha certeza de que o seu investimento é seguro. Minha fé, que eu coloco gratuitamente à sua disposição, é uma fé de resultados."

Discurso 6: "Meu irmão, Deus não é um ser confuso. Se você não entendeu esta claríssima mensagem que o Espírito Santo me enviou, procure-me para esclarecimentos. Pode ser que Ele tenha endurecido o seu coração para evitar que você, compreendendo e aceitando a mensagem, seja salvo. No seu caso, pode ser que Ele o tenha reservado amorosamente para o inferno. Porém, pode ser que tudo seja o contrário do que eu disse. Que Deus o ilumine, pois se você não é capaz de entender esta claríssima mensagem, você está nas trevas. Lembre-se: - Não basta ter fé; é preciso raciocinar. Mas se o seu raciocínio levá-lo a desconfiar de mim, eu não estou nem ai, meu irmão. O problema é seu."

Eu poderia acrescentar vários outros discursos de charlatães e lobos. Mas prefiro que você mesmo fique atento para captar essas tolices.

Diante dessa confusão, a ovelha que não usa o seu senso crítico pode até sentir-se feliz, pois não percebe o que está acontecendo. Se o ambiente é neurolinguisticamente programado, o sistema nervoso da ovelha armazena somente o que interessa: sons agradáveis, músicas, cenários, gestos, promessas e os muitos "milagres" que pensa ter presenciado. Entretanto, se a ovelha analisa criticamente as várias mensagens que estão no ar, além daquelas que recebe do seu próprio seguimento, ela sente como se a sua razão tivesse que engolir um círculo quadrado sob a alegação de que isso é perfeitamente compatível com a teo-lógica, ou lógica divina.

Cheguei a sonhar com uma ovelha que, após ter sido sacrificada, teve o seu cérebro extraído para uma autopsia. Ele estava completamente deteriorado, cheio de ratos e outras coisas estranhas. Consultei algumas dessas ovelhas mais inteligentes, e pude perceber que é exatamente assim que elas se sentiam. Caso não encontre um ambiente cristão sério, onde possa repousar, uma ovelha pode encontrar a ilusão do paraíso na religião antropocêntrica, mas poderá encontrar o inferno naquela que, dirigida por um charlatão, insiste em dizer que é completamente teocêntrica.

Qual será o futuro espiritual desses lobos, doutores-charlatães e charlatães indoutos que usurpam o nome Cristo para usar em benefício próprio?

As muitas doutrinas contraditórias anulam o Evangelho de Cristo tornando-o motivo de riso para o inimigo. Entretanto, como sabemos, Cristo é manso e suave, e, sendo o Caminho, a Verdade e a Vida, não pode ser apresentado de maneira tão confusa. Ele é Amor e Razão, e mesmo que não possa ser compreendido totalmente, pode ser aceito por fé esclarecida, esta gerando os frutos do amor. Conheci pessoas que viviam verdadeiramente segundo o Evangelho, e elas eram felizes, apesar de estarem submetidas aos mesmos sofrimentos das demais pessoas.

Todos os usurpadores dizem que suas doutrinas são bíblicas. E se assim for, eles deveriam ser proibidos de interpretar a Bíblia. A sua livre interpretação, conforme tem ocorrido, deve ser considerada crime contra Deus e contra a Humanidade - falo com indignação, mas sou favorável à liberdade de consciência -. Séculos de confusão têm decorrido desde que diversos seguimentos ditos cristãos ultrapassaram a mensagem direta e simples trazida pelo próprio Cristo, e passaram a defender o direito de criar suas doutrinas indo muito além do que Ele anunciou. Eles alegam ter a chave hermenêutica, mas dizem que a chave dos seus concorrentes é falsa.

Apesar de ser um leigo, suponho que é preciso voltar ao Evangelho na sua raiz, que, conforme o próprio Cristo afirmou, consiste em "amar a Deus acima de tudo, e ao próximo como a si mesmo". Esse Evangelho traz esperança e está isento de confusão. Ele é apropriado à compreensão do indouto, mas, para os charlatães - doutos ou indoutos -, e para os lobos vorazes, ele é considerado insuficiente por ser simples demais. Eles fazem questão de tornar tudo mais complicado e inacessível para se firmarem como intermediários entre Deus e o homem. Afinal, eles vivem disso.

Que Deus nos livre dessa confusão, e que nos ilumine para que não pereçamos nas trevas da ignorância e da esperteza. Alguns entre os que julgam ter a chave do conhecimento que leva ao Céu, não entram, nem deixam que outros entrem. Já os lobos vorazes constroem suas armadilhas próximas à porta do Céu, e se extasiam com as filas enormes de ovelhas que se propõem a cair nelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário