quarta-feira, 14 de julho de 2010

Qual a origem deste texto?

Apresento este texto sem a sua fonte para você refletir. Será que ele está na Bíblia, ou é uma versão de algum texto bíblico? Será que ele é um texto filosófico, ou é um texto de alguma religião diferente do cristianismo?

A dúvida

Um homem sedento de Deus perguntou: - Servir-te a ti, Senhor, como o Deus Único, Manifesto - ou servir-te, como o Único, Imanifesto, Eterno e Universal - qual é o caminho melhor para os devotos?

A resposta de Deus

Aquele que, com firme fé, me cultua assim como me apreende em seu coração, sob a forma em que me pode apreender, esse me é querido e santo.

Mas, quem me compreende como o Eterno, o Anônimo, o Imanifesto, o Inconcebível, o Supremo, não limitado por forma alguma, o Infinito.

Quem me cultua deste modo, e, contudo, enxerga a minha presença em todos os seres, e, praticando o bem, vive jubilosamente - esse acabará por se unir a mim.

Entretanto, árduo é este caminho para os que procuram encontrar o Imanifesto por meio de um amor afetivo; difícil é esse caminho para os que ainda vivem em corpo carnal.

Mas, quem de coração puro se voltar a mim e fizer em meu espírito tudo quanto faz; quem renunciar a si mesmo e, dia e noite, firmado em mim, me servir -

Esse será salvo por mim do tempestuoso mar da existência desse inconstante mundo do nascer e do morrer, porque buscou refúgio em mim.

Pelo que, volta a mim o teu coração; apreende-me com todo o teu querer; faze repousar em mim o teu espirito e encontra em mim a tua beatitude.

Mas, se não fores capaz de me atingir em tão excelsa altura; se a tua mente, ó filho de terra, te levar às baixadas, por ser fraca demais para essa doação total - então procura trilhar o caminho menos árduo do devotamento afetivo.

Se nem desse devotamento fores capaz, cultua-me com tuas atividades; se a mim somente dedicares as tuas atividades, também atingirás a meta da perfeição.

Se mesmo disto fores incapaz, refugia-te a mim, renunciando aos frutos do teu trabalho, e serve-me com perfeita humildade.

Verdade é que o saber espiritual é melhor que o fazer material; porém, melhor que ambos é o amar integral - e isto requer total desapego; quem a tudo renunciar por amor, esse está perto da meta final.

Quem não quer mal a ser algum, e, liberto de ódio e egoísmo, é benévolo para com todas as criaturas; quem permanece fiel a si mesmo, no prazer e no sofrimento, sempre sereno e paciente;

Quem tem fé em mim e vontade reta; quem controla o coração e mantém a mente fixa em mim e, totalmente, com reverência e amor, se consagra a mim - esse me é querido.

Quem a ninguém ofende neste mundo, nem se sente ofendido por ninguém, mas paira acima de gozo e dor, liberto de cólera e temor - esse me é querido.

Quem nada aceita nem nada rejeita em interesse pessoal; quem se desapega de tudo que é perecível e só aspira ao imperecível - esse me é querido.

Quem é sereno e equilibrado em face de amigo e inimigo, impertubável em face de louvores e vitupérios, em face de calor e frio, em face de prazer e sofrimento, livre de qualquer escravidão - esse me é querido.

De todos o mais querido, porém, me é aquele que me ama acima de tudo, aquele cuja vida é amor - a esse tal amo-o sobremodo e alimento-o com meu amor.

(...)

Aquele que põe a sua confiança nesta doutrina e a aceita com fé, aquele que possui a sabedoria de lhe penetrar o sentido profundo e por ela orientar a sua vida - esse, após a morte, entrará na paz da mais alta beatitude.

(...)

Um comentário: