sábado, 19 de julho de 2014

Não se desespere, tudo se passa como num filme

Há um ditado popular que diz que "não há bem que sempre dure, nem mal que nunca termine". Como afirmou Aristóteles, o homem quer, em última análise, ser feliz. Tudo o mais ele o faz na esperança de ser feliz.

Contudo, o sofrimento é inerente à condição humana. E ele decorre, em parte, do fato de o homem não abrir mão de ser feliz permanentemente aqui na Terra, como se isso fosse possível. Se pensarmos bem, tudo de ruim que acontece ao outro pode acontecer conosco. Mas, geralmente agimos como se tivéssemos uma espécie de proteção especial.

Minha amiga estava desesperada. Ela não se perdoava por ter trazido ao mundo uma filha que, segundo disse, iria sofrer sem necessidade, pois bastaria que não tivesse nascido. Ela estava frequentando psicanilista e psiquiatra, gastando mais do que podia. Diante do desespero, ela me pediu ajuda. Tudo que pude dizer a ela foi: - A vida aqui na Terra é como um filme. É real, mas tem o seu tempo predeterminado. Distancie-se e veja o filme passando.

Minha amiga disse que foi curada com essa imagem. Agora ela não leva tudo a ferro e fogo. Sua mente conseguiu dar novo significado à vida. Segundo ela me disse, seu sofrimento crônico teve fim. Contudo, os atores do filme vivem uma situação real. Nem sempre o papel lhes é imposto. Às vezes é possível escolher e, sem dúvida, há filmes mais felizes do que outros.

É preciso não viver de ilusões, esperando uma vida feliz o tempo todo por aqui. Parte dessa infelicidade está em decidir satisfazer todos os desejos e sonhos. Lutar por um sonho é bom, mas há sonhos que são tão invíáveis que insistir neles é como decidir sofrer. A felicidade vem de conquistas, e nunca se sabe aquilo de que somos capazes até tentarmos. Mas é preciso deixar margem para decepções. Sem aprender a sofrer, não há como ser feliz.

Contudo, o filme da vida na Terra é só um filme. A verdadeira felicidade não pode ser encontrada nele. A vida verdadeiramente feliz, conforme acredito, só pode ser encontrada no Céu. Essa vida, contudo, precisa ser imaginada ainda na Terra, e o espírito deve ser treinado para tornar-se senhor da matéria. Não se pode deixar dominar pelas ilusões do filme. Como já foi dito, só a verdade liberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário